fbpx

120.000 Vegetarianos em Portugal, número quadruplicou numa década

Um estudo estatístico publicado recentemente pela Nielsen revela que o número de Vegetarianos em Portugal quadruplicou na última década, sendo que em 2017 são 120.000 os que seguem uma dieta vegetariana, ou 1,2% da população portuguesa.

Partilha este artigo:

Existem pelo menos 120.000 vegetarianos em Portugal, dos quais 60.000 são veganos.

Um estudo estatístico publicado recentemente pela Nielsen revela que o número de Vegetarianos em Portugal quadruplicou na última década, sendo que em 2017 são 120.000 os que seguem uma dieta vegetariana, ou 1,2% da população portuguesa.

O estudo foi patrocinado pelo Centro Vegetariano, que em 2007 chegou à conclusão de que havia 30.000 vegetarianos em Portugal na altura, ou seja, aproximadamente 0,3% da população era vegetariana há cerca de 10 anos. O número cresceu significativamente nesse período.

Os resultados são vistos como muito positivos pela Associação Vegetariana Portuguesa, embora não surpreendentes, pois existiam indicadores confiáveis ​​de que o mercado vegetariano português se expandiu amplamente na última década, bem como o do sector de restauração e pequeno comércio.

Este estudo, que teve uma amostra de 2000 indivíduos residentes em Portugal continental e foi realizado em Setembro de 2017, e também chegou às seguintes conclusões, com uma margem de erro máxima de 2,2%:

  • Mulheres e jovens de 25 a 34 anos são os que apresentam maior tendência a uma alimentação vegetariana ou a abster-se de consumir produtos de origem animal (carne, peixe, ovos e lacticínios);
  • Os resultados sugerem que o consumo frequente de carne e peixe parece ter diminuído, embora ligeiramente na última década, de 79% para 77% e de 76% para 70%, respectivamente, indicando uma tendência a um consumo mais moderado;
  • 0,6% da população segue uma dieta estritamente vegetariana ou vegana (sem comer carne, peixe, ovos ou laticínios). Este número, que corresponde a cerca de 60.000 indivíduos, representa o dobro do número de vegetarianos encontrados no estudo de 2007.

Os resultados completos deste estudo de 2017, incluindo a amostra e a metodologia utilizada, podem ser encontrados no site do Centro Vegetariano . Os resultados do estudo de 2007 podem ser vistos aqui .

Este artigo foi útil?

Considera fazer
um donativo

A AVP é uma organização sem fins lucrativos. Com um donativo, estarás a ajudar-nos a a criar mais conteúdos como este e a desenvolver o nosso trabalho em prol dos animais, da sustentabilidade e da saúde humana.

Considera
tornar-te sócio

Ao tornares-te sócio da AVP, estás a apoiar a nossa missão de criar um mundo melhor para todos enquanto usufruis de inúmeros benefícios!

Queres receber todas as novidades?

Subscreve a newsletter AVP

Mais artigos em

Mais artigos em

Mais lidos

Subscreve

a Newsletter

Não percas um grão do que se passa!