fbpx

(Carta Aberta) António Guterres Desafiado a Mudar Hábitos Alimentares pelo Clima

Diversas organizações de todo o mundo lançam um desafio em Carta Aberta ao secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, apelando para que este reconheça o papel da alimentação no combate às alterações climáticas e dê um passo no sentido de adotar uma alimentação de base vegetal.

Partilha este artigo:

Diversas organizações de todo o mundo lançam, a 18 de junho, um desafio ao secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, apelando para que este reconheça o papel da alimentação no combate às alterações climáticas e dê um passo no sentido de adotar uma alimentação de base vegetal. O objetivo é sensibilizar a população mundial para os benefícios deste tipo de alimentação e a sua implicação na redução das alterações climáticas.

A campanha mundial, de nome Plead for Planet, tem início no Dia da Gastronomia Sustentável (instituído pela ONU em 2016), com o envio de uma Carta Aberta subscrita por mais de vinte organizações nacionais e internacionais, como a Associação Zero, Quercus, ANP/WWF Portugal, Proveg International, European Vegetarian Union, Associação Vegetariana Francesa, Sociedade Vegetariana Brasileira, Vegan Society, e várias outras.

A iniciativa, criada pela Associação Vegetariana Portuguesa (AVP), conta ainda com o apoio de figuras públicas como Fernanda Freitas, Iva Lamarão, José Mata, João Manzarra, Lena d’Água, Rita Blanco, Pedro Fernandes, Luís Aguilar, Mafalda Luís de Castro, Mariana Norton, Rita Blanco, Zé Manel, Manuela Gonzaga, Sandra Cóias, Inês Sousa Real, Francisco Guerreiro, Heitor Lourenço, entre outros. A carta aberta pode ser vista aqui.

blog peticao 1200x628px 1

Assina a Petição!

Uma Pequena Mudança no Prato, um
Grande Passo para o Clima

A emergência climática é uma realidade que definirá a presente geração da Humanidade. E também uma oportunidade para nos unirmos em torno do objetivo comum de preservar a natureza e os ecossistemas que sustentam a vida.

Tal como indica a ONU no seu mais recente relatório (2021) – “Fazer as Pazes com a Natureza” -, é urgente repensarmos a forma como produzimos os alimentos, e fazermos uma gestão coletiva mais ponderada dos recursos terrestres, como a água, os solos e os oceanos. Mas a responsabilidade por esta transformação não pode recair apenas nos ombros de figuras abstratas como os estados ou as corporações. Na nossa visão, esta responsabilidade cabe a todos nós e pode ser assumida em pequenas mudanças individuais.

Uma transformação da alimentação humana, no sentido de incluir predominantemente proteína de origem vegetal, pode reduzir as emissões globais de gases com efeito de estufa até 20% e aproximar-nos das metas do Desenvolvimento Sustentável estabelecidas no Acordo de Paris. Trata-se de uma solução de baixo custo e elevado impacto, ao alcance de todos.

Por esse motivo, convidamos-te a desafiar António Guterres, porta-voz das Nações Unidas (ONU) a liderar pelo exemplo individual. Assina a petição e pede-lhes que adopte uma alimentação de base vegetal, por um planeta mais saudável!

pleadforplanet antonioguterres assine

O objectivo será alcançarmos 30.000 assinaturas até dia 9 de Julho, e só o podemos fazer com o teu apoio. Considera também partilhar a petição!

Este artigo foi útil?

Considera fazer
um donativo

A AVP é uma organização sem fins lucrativos. Com um donativo, estarás a ajudar-nos a a criar mais conteúdos como este e a desenvolver o nosso trabalho em prol dos animais, da sustentabilidade e da saúde humana.

Considera
tornar-te sócio

Ao tornares-te sócio da AVP, estás a apoiar a nossa missão de criar um mundo melhor para todos enquanto usufruis de inúmeros benefícios!

Queres receber todas as novidades?

Subscreve a newsletter AVP

Mais artigos em

Mais artigos em

Mais lidos

Subscreve

a Newsletter

Não percas um grão do que se passa!