fbpx

Mercado Vegano Europeu Cresce 49% em 2 anos

Um novo estudo revela o crescimento do mercado vegano da Europa nos últimos 2 anos, em 49%, alcançando o total de 3.6 bilhões de euros em vendas.

Partilha este artigo:

Um novo estudo revela o crescimento do mercado vegano da Europa nos últimos 2 anos. 

Um estudo inédito dos projetos Smart Protein e ProVeg International revelou que o mercado vegano europeu cresceu 49% em apenas dois anos, alcançando o total de 3.6 mil milhões de euros em vendas.

O estudo, “The Smart Protein Plant-based Food Sector Report” reuniu dados inéditos de supermercados em 11 países europeus dos últimos três anos. De acordo com o ProVeg International, uma organização não governamental que co-produziu o estudo, é a maior e mais relevante visão geral dos hábitos de consumo da Europa até à data.  

As vendas de bebidas vegetais lideram o setor na maioria dos países europeus, e a bebida de aveia, em particular, apresenta a maior taxa de crescimento de todos. As vendas de carnes veganas encontram-se em segundo lugar; o setor de proteínas vegetais da Alemanha cresceu 226% – alcançando 181 milhões de euros em vendas.

A Áustria também apresentou um aumento significativo na venda de carnes veganas, com 82% mais do que nos dois períodos anuais anteriores. O país registou 57% mais de vendas à base de plantas no geral. Na Dinamarca, a categoria de carnes veganas cresceu 50% no mesmo período.

As compras de queijo à base de plantas continuaram a crescer pela Europa, com um aumento de 77% na Alemanha e 140% na Holanda. No geral, a categoria de queijo vegetal na Alemanha disparou 400%.

Na Espanha, todas as categorias apresentaram “crescimentos de dois dígitos”, mas as bebidas vegetais lideraram o mercado nacional em termos de valor com 318 milhões de euros.

O rápido crescimento do mercado vegano europeu 

Prevê-se que as categorias de carne vegana e laticínios da Europa alcancem 7.5 mil milhões de euros até 2025, enquanto outro estudo recente revelou que 40% dos consumidores da Europa reduziram significativamente o seu consumo de carne ou eliminaram completamente a carne vermelha.
A maioria destes participantes referiram preocupações ambientais como principais motivações, apesar da saúde pessoal e bem-estar animal serem também fatores comuns na redução de produtos de origem animal. 

60% dos inquiridos disseram estarem felizes por trocarem a carne por alimentos à base de plantas, e 33% afirmaram preferirem consumir hambúrgueres veganos a carne “real”.

O recente estudo confirma estas tendências, e o crescimento do mercado vegano da Europa reflete a crescente popularidade dos pratos à base de plantas pelo mundo.

“Finalmente, vemos o enorme crescimento da comida à base de plantas na Europa nos últimos anos refletido em números,” disse a Dra Kai-Brit Bechtold, cientista sénior de pesquisa do consumidor na ProVeg International.  “Este estudo revela claramente o enorme aumento de vendas de comida à base de plantas e oferece luz verde à indústria alimentar em termos de oferecer mais opções à base de plantas”  acrescentou.

Porquê comer vegano?

De acordo com a ProVeg International, mais de 50% das plantações mundiais alimentam animais de criação. Estes recursos, usados diretamente para o consumo humano, alimentariam mais 4 mil milhões de pessoas no mundo.  

O co-produtor do estudo, o projeto Smart Protein, é uma organização europeia que visa reformar o sistema alimentar desenvolvendo ingredientes com eficiência de recursos, rentáveis e nutritivos. A organização dá ênfase a proteínas alternativas – tal como carne à base de plantas.

“A produção alimentar global é a maior pressão causada pelos humanos na Terra, ameaçando ecossistemas locais e a estabilidade dos sistemas do planeta” afirma a Dra. Emanuele Zannini, líder do projeto Smart Protein“Fornecer a uma população global em crescimento dietas saudáveis de sistemas alimentares sustentáveis é portanto um desafio imediato”.  

Tradução: Ana Lúcia

Fonte: LiveKindly 

Este artigo foi útil?

Considera fazer
um donativo

A AVP é uma organização sem fins lucrativos. Com um donativo, estarás a ajudar-nos a a criar mais conteúdos como este e a desenvolver o nosso trabalho em prol dos animais, da sustentabilidade e da saúde humana.

Considera
tornar-te sócio

Ao tornares-te sócio da AVP, estás a apoiar a nossa missão de criar um mundo melhor para todos enquanto usufruis de inúmeros benefícios!

Queres receber todas as novidades?

Subscreve a newsletter AVP

Mais artigos em

Mais artigos em

Mais lidos

Subscreve

a Newsletter

Não percas um grão do que se passa!