A Associação Vegetariana Portuguesa criou uma lista do top 10 de localidades mais veg(an)-friendly em Portugal. Os critérios? Simples. Considerámos o seguinte: o número de restaurantes vegetarianos e vegan e os que, não sendo exclusivamente vegans ou vegetarianos, possuem opções adequadas para quem o é. O número de festivais e eventos – em termos de dimensão e do número de pessoas que os visitaram- que promovem e informam sobre este estilo de vida, bem como lojas e supermercados que ofereçam produtos vegetarianos e vegan.
Sobre Portugal e o Crescimento do Veg(etari)anismo
Portugal recebe cada vez mais turistas de todo o mundo que procuram alternativas vegetarianas ou vegan e que pesquisam por cidades vegan-friendly. Há também cada vez mais portugueses a mudar os seus hábitos alimentares e estilos de vida de maneira a promoverem a sua saúde, contribuirem para a diminuição da sua pegada ecológica e a serem mais compassivos para com os animais.
É um facto, o vegetarianismo e o veganismo vieram para ficar e, se antigamente era difícil encontrar opções, hoje em dia esta é uma tarefa muito mais simples.
O Top 10 das Cidades Veg-Friendly
Eis a muito aguardada lista do top 10!
1 - Lisboa
#1 - Lisboa
# 1 - Lisboa
+108 restaurantes com opções vegetarianas
+27 restaurantes vegan
+34 restaurantes vegetarianos
+77 lojas com produtos vegetarianos
+3 eventos dedicados ao vegetarianismo/veganismo
Lisboa surge, sem surpresas, no topo da nossa lista e em rankings europeus, aparece também como uma das cidades mais vegan-friendly da Europa.
Com um grande fluxo turístico e com a maior densidade populacional do país, não é de espantar a adaptação da nossa bonita capital a esta tendência. Lar do maior número de restaurantes 100% vegan (27 no total) e restaurantes vegetarianos , 34 na totalidade, possui também um grande número de restaurantes com opções para vegetarianos e vegans. Há também cada vez mais eventos da “especialidade” a ganhar destaque: o Veggieworld, o Veganário ou mais recentemente, o VeggieVibes. Até já podemos comer o ex-libris da “casa” em versão vegan: o Pastel de Belém. De Lisboa, para o mundo.
2 - Porto
#2 - Porto
#2 - Porto
+80 restaurantes com opções vegetarianas
+12 restaurantes vegan
+19 restaurantes vegetarianos
+33 lojas com produtos vegetarianos
1 evento dedicado ao vegetarianismo/veganismo
A Invicta aparece em segundo lugar na lista e a sua francesinha vegetariana já é uma favorita de quem visita a cidade do Porto e de quem por lá vive. Dizem as “boas línguas” que há muitas pessoas que mesmo não sendo vegetarianas ou vegans, na hora de escolher a sua francesinha, optam pela opção veggie. Nós acreditamos, porque também já a provámos.
A cidade tem uma grande oferta de opções vegetarianas/vegan em inúmeros restaurantes e cafés tradicionais, e até já conta com um mapa turístico que facilita a localização dos espaços veg-friendly: o Veg & Go! Conta com a presença do evento Veggie Fest, um festival destinado a todos os que o queiram visitar: familias, chefes de cozinha, vegetarianos, vegans ou então não. A cidade está aberta para todos e é sempre muito acolhedora!
3 - Funchal
#3 - Funchal
#3 - Funchal
+27 restaurantes com opções vegetarianas
+3 restaurantes vegetarianos
+6 lojas com produtos vegetarianos
4 - Braga
#4 - Braga
#4 - Braga
+8 restaurantes com opções vegetarianas
+3 restaurantes veganos
+5 restaurantes vegetarianos
+9 lojas com produtos vegetarianos
1 evento dedicado ao veganismo
5 - Lagos
#5 - Lagos
#5 - Lagos
+20 restaurantes com opções vegetarianas
+3 restaurantes vegetarianos
+6 lojas com produtos vegetarianos
6 - Ponta Delgada
#6 - Ponta Delgada
#6 - Ponta Delgada
+13 restaurantes com opções vegetarianas
+1 restaurante vegano
+2 restaurantes vegetarianos
+3 lojas com produtos vegetarianos
7 - Cascais
#7 - Cascais
#7 - Cascais
+13 restaurantes com opções vegetarianas
+1 restaurante vegano
+3 restaurantes vegetarianos
+4 lojas com produtos vegetarianos
8 - Matosinhos
#8 - Matosinhos
#8 - Matosinhos
+10 restaurantes com opções vegetarianas
+1 restaurante vegano
+5 restaurantes vegetarianos
+4 lojas com produtos vegetarianos
9 - Portimão
#9 - Portimão
#9 - Portimão
+6 restaurantes com opções vegetarianas
+3 restaurantes veganos
+2 restaurantes vegetarianos
+2 lojas com produtos vegetarianos
10 - Paredes de Coura
#10 - Paredes de Coura
#10 - Paredes de Coura
+5 restaurantes com opções vegetarianas
2 eventos ligados com a promoção do vegetarianismo
1 Santuário de Animais
Paredes de Coura tem tido um papel muito relevante na questão da reflexão sobre o veganismo e sobre a sua importância em questões ambientais e do bem-estar animal.
A Quinta das Águias – um santuário animal criado por Ivone e Joep e onde habitam mais de 130 animais resgatados do abate e abandono – em parceria com o Município de Paredes de Coura, já há 4 anos que organizam o Congresso Vegetariano de Paredes de Coura, que todos os anos conta com a presença de activistas, empresários, cientistas e médicos que ali se juntam para conversar, definir estratégias concretas de mudança e para discutir o impacto da alimentação na saúde, no ambiente e no bem-estar animal.
É também em Paredes de Coura que surge o Green Weekend um evento onde podemos realizar vários workshops de comida vegetariana e frequentar aulas de yoga, pilates, respiração biodinâmica, etc. É importante destacar também que há uns meses atrás, a Câmara Municipal de Paredes de Coura, anunciou a criação de uma Incubadora Bio para apoio a empreendedores com ideias de negócio baseadas em produtos autóctones, sustentáveis e vegan. Paredes de Coura não é só feita de um maravilhoso festival de música. É também feita de amor, progresso e compaixão.
Outros Destaques
- Em Loulé vive a FAVA – Feira do Ambiente e Vegan do Algarve, cujo objectivo é promover um estilo de vida saudável, amigo da natureza e dos animais. A par disso já dá conta de alguns espaços com opções vegan e aloja também um seminário anual dedicado à alimentação vegetariana nas cantinas;
- Coimbra, Sintra e Faro são cidades que têm vindo a crescer em termos de oferta de ementas “amigas” de todos e de lojas com produtos vegan/vegetarianos;
- E também estamos de olhos postos em São João da Madeira, que para além de já contemplar restauração vegetariana, foi onde o Festival VeggieFest – que referimos na cidade do Porto – também acontece, e foi onde na verdade apareceu pela primeira vez.
Junta-te a uma comunidade em crescimento!
Redação: Catarina Mamede
Fotografia: VeggieFest, AVP.
NOTA: Obrigado especial ao HappyCow pelos dados fornecidos, e à Carla Ceia, que colaborou na realização deste artigo.