Se tudo correr como planeado, a empresa californiana JUST Egg deverá chegar às prateleiras dos supermercados europeus até ao final deste ano. Se forem seguidores ativos de amantes da cozinha vegan americanos, certamente já conhecem a JUST Egg. Este substituto vegan dos ovos é feito de proteína de feijão mungo e vem em forma líquida, cozinhando verdadeiramente como ovos de origem animal em omeletes, quiches, ovos mexidos, entre outras receitas.
Após o seu lançamento no mercado americano em 2019, a popularidade deste produto explodiu como uma alternativa aos ovos. Agora, a marca tem como objetivo trazer o seu substituto aos ovos para a Europa e torná-lo no “ovo mais consumido do mundo”.
O CEO Josh Tetrick explicou os benefícios do JUST Egg: “É mais saudável. Não precisas da galinha. Para comer um animal, é preciso matá-lo, é preciso usar antibióticos, é preciso destruir as florestas tropicais. Ou melhor, costumava ser assim, mas agora já não tem de ser.”
Galinha de Laboratório
A marca por trás da JUST Egg – Eat Just -, tem desenvolvido também outros produtos inovadores a nível das alternativas aos alimentos de origem animal.
Para além do ‘ovo’ líquido, a empresa também produz maionese vegan e, recentemente, galinha em laboratório.
A carne de laboratório (carne criada a partir de células animais desenvolvidas em bio reatores) tem estado em desenvolvimento e estudo por todo o mundo há já vários anos e, agora, esta empresa da Califórnia desvendou os seus mistérios.
Os ‘chicken bites’ de laboratório da Just Eats acabaram de chegar ao mercado de Singapura, após passarem todos os testes de segurança alimentar em dezembro de 2020.
Tetrick explicou a sua decisão de querer trabalhar na carne de laboratório: “A minha esperança é que este processo leve, nos próximos anos, a um mundo onde a grande maioria de carne não requer a matança de um único animal, ou deitar abaixo uma única árvore.”
Apesar de alguns vegans e vegetarianos defenderem que a carne desenvolvida em laboratório não é livre de crueldade, dúzias de empresas entraram na corrida para produzir galinha, vaca e porco em ambiente laboratorial. A sua perspetiva é que este processo irá eliminar o impacto da pecuária tradicional na crise climática e criar a carne mais limpa e saudável.
Se estás à procura de alternativas para os ovos antes da JUST Egg chegar às prateleiras dos supermercados, outras ótimas opções para os teus pratos culinários passam por banana, polpa de maçã cozida, sementes de chia e linhaça. Não são imprescindíveis produtos diferentes para conseguires fazer deliciosas receitas vegan!
Mal podemos esperar para experimentar os JUST Egg e ver os produtos vegan cada vez mais normalizados.
Tradução por Ana Beatriz Salgado