Desde o passado dia 10 de agosto, dia em que Volkswagen (VW) anunciou retirar o prato popular currywurst* do menu da sua cantina em Wolfsburg, substituindo-o por opções de origem vegetal (vegan), que o tema tem sido calorosamente debatido nos meios de comunicação social alemães. Até o ex-Chanceler Federal e membro do Conselho Fiscal da VW, Gerhard Schröder, interveio na discussão.
Em resposta à inquirição da Revista Vegconomist, a Volkswagen informou que somente o restaurante da sede da empresa se encontra afectado pelo anúncio, apesar da VW manter mais cerca de 30 locais de restauração na cidade de Wolfsburg. No restaurante da empresa, a oferta de selecção de comida vegan e vegetariana será largamente expandida nas próximas semanas.
No futuro, serão oferecidas opções de vegetais, caril ou pratos de massa – todos vegetarianos ou vegan – entre outros. A única excepção é que, por vezes, o menu também incluirá algumas opções de peixe. A equipa de Gastronomia e Restauração, da Fábrica de Serviços da Volkswagen, desenvolveu cerca de 150 novas receitas para o efeito e desde as férias de Verão que a VW pretende manter a oferta desta forma.
Uma razão para esta mudança no menu é que muitos colaboradores mostraram interesse em que houvesse alternativas vegetarianas ou vegan à disposição. A Fábrica de Serviços já tinha testado, com sucesso, este conceito nas instalações da Volkswagen em Hanôver, onde terá sido muito bem recebido.
O novo ID. ROOMZZ da Volkswagen © Volkswagen
A decisão surge numa altura de maior enfoque na questão da sustentabilidade, uma vez que está provado que comer menos carne reduz a pegada de carbono.
Não obstante, os colaboradores que queiram continuar a consumir o currywurst, podem dirigir-se a um outro restaurante da VW, a poucos metros de distância, no outro lado da rua. E também aqui se está a prestar alguma atenção aos níveis de e CO2, privilegiando-se a compra regional de carne.
No futuro, refeições vegetarianas e vegan serão igualmente oferecidas nos inúmeros restaurantes que a empresa detém nas instalações em Wolfsburg.
Em resumo, este reajuste da Volkswagen significa uma expansão da oferta alimentar aos colaboradores, com o objetivo de responder às preferências individuais.
*Currywurst – é um prato típico de Berlim. É uma salsicha grelhada na chapa, coberta por um molho à base de ketchup e curry – por isso, “curry”. E “wurst”- é a palavra alemã para salsichas ou linguiças.
Adaptado da página Vegconomist
Traduzido por Ana Luísa Pereira
Crédito Imagem: greenqueen.com.hk