Haywards Heath – com uma população de cerca de 34 000 pessoas – torna-se pioneira na Europa ao assinar o Tratado de Base Vegetal: uma iniciativa destinada a pressionar os líderes mundiais a travarem “a degradação generalizada de ecossistemas críticos causada pela agricultura animal”.
No total, o Tratado apresenta 38 exigências, incluindo a transição para refeições de base vegetal nas escolas e hospitais, impedir a criação de novas indústrias agropecuárias e de exploração animal, e subsidiar a produção de fruta e vegetais.
O vereador destaca ainda que: “Todos temos de agir imediatamente. Mudar para um sistema alimentar de base vegetal é a coisa mais impactante que qualquer indivíduo pode fazer para ajudar a resolver a grave situação que enfrentamos”.
No município de Haywards Heath não se está a orientar os residentes para seguirem a base do Tratado, mas tudo será feito no sentido de “educar e encorajar a comunidade local a reduzir o desperdício alimentar e a mudar para alimentação de base vegetal para reduzir as emissões de CO2 – actividades que são tão impactantes como uma mudança em grande escala para a energia verde”.
Uma das primeiras medidas a tomar será a introdução de prémios ambientais para empresas e escolas que incentivem a alimentação vegana e reduzam o desperdício alimentar.
O Custo Ambiental da Agropecuária
A indústria agropecuária é desastrosa para o ambiente de várias maneiras. Com efeito, um estudo, de 2018, da Universidade de Oxford concluiu que é preciso reduzir o consumo de carne de bovino em 90% para se poder evitar uma catástrofe climática.
Estima-se que a produção de carne seja responsável por mais emissões de gases com efeito de estufa do que todos os transportes mundiais combinados, contribuindo, também, para cerca de 80% para a desflorestação mundial. Adicionalmente, os animais de criação consomem enormes quantidades de culturas e água, que, em vez disso, poderiam ser usadas para alimentar directamente os seres humanos.
O Impacto do Tratado de Base Vegetal
O Tratado de Base Vegetal (“Plant-Based Treaty”) foi introduzido em Agosto do ano passado (2021), como uma extensão do Acordo de Paris, um acordo em que quase 200 países se comprometeram a reduzir as suas emissões. O Tratado já foi aprovado em 17 cidades de todo o mundo, incluindo Boynton Beach, no Estado da Florida, EUA.
Sabe mais sobre o Tratado de Base Vegetal aqui.
Adaptado da página Plant Based News
Traduzido por Ana Luísa Pereira