fbpx

Como substituir?

Trocar o frango ou os ovos está a dar-te enxaquecas e palpitações nervosas? Não precisas de te preocupar, pois fazer estas trocas é bem mais simples do que parece! Com a ajuda deste guia, vais encontrar facilmente substituições para ovos que usas na pastelaria, a carne ou peixe nas tuas refeições, laticínios e muito mais.

E a proteína?!

A icónica pergunta que todos os vegetarianos ou aspirantes a uma alimentação vegetariana já ouviram, certamente! Este é, muito provavelmente, um dos mitos mais comuns das dietas de base vegetal. E trata-se precisamente de um mito, porque praticamente todos os alimentos que consumimos contêm proteína em doses variadas, excepto os óleos e os açúcares. Pelo que, se tivermos uma alimentação variada, incluindo alimentos diversos como leguminosas, derivados de soja e outros, cereais, frutos gordos e sementes, facilmente conseguimos atingir as necessidades que o nosso organismo tem em termos de aminoácidos e proteínas.

Tem em atenção apenas que a digestibilidade de alimentos vegetais ricos em proteína pode ser menor, em alguns casos, e uma forma de contornar isso é demolhando as leguminosas e grãos, o que pode melhorar a absorção da proteína ao reduzir alguns compostos inibidores desta e de outros nutrientes.

Deixamos aqui algumas sugestões de fontes de proteína vegetal

Leguminosas

Feijão, grão, ervilhas, lentilhas, tremoços, amendoins…

Proteínas à base de soja

Soja granulada, tofu, tempeh…

Cereais integrais

Arroz, trigo, aveia, milho…

Frutos gordos e sementes

Nozes, amêndoas, cajus, linhaça, chia…

Pseudocereais

Quinoa, trigo sarraceno…

Como substituir a carne?

A carne está muito presente na alimentação tradicionalmente ocidental e é, por isso, muitas vezes, um obstáculo difícil para os que ambicionam deixar ou reduzir o seu consumo. Nos últimos anos, chegaram ao mercado inúmeros produtos de origem vegetal para substituir diretamente a carne.

Tofu, seitan, tempeh, hambúrgueres de leguminosas e outros, são as principais opções para quem pode sentir maiores dificuldades com a mudança.

Ainda assim, e desde sempre, as melhores alternativas à carne, pelo seu valor nutricional, são as leguminosas e os seus derivados, tais como lentilhas, grão, feijão, soja texturizada, tofu e outros. Adicionalmente, importa referir que o mais importante numa dieta vegetariana é a variedade e equilíbrio, para que eventuais carências sejam evitadas.

Como substituir o queijo?

O queijo de origem vegetal já pode ser encontrado em vários supermercados convencionais, ou, alternativamente, em lojas de produtos naturais. Podes encontrar uma grande variedade: estilo fatiado, mozzarella, cheddar, para barrar, em cubinhos, etc.

Deixamos-te aqui com imensas sugestões de marcas portuguesas de queijos vegetais:

Também podes preparar o teu queijo em casa, usando frutos secos como o caju ou a amêndoa:

Como substituir um ovo na culinária?

Linhaça

Uma das substituições mais comuns ao ovo na culinária vegana são as sementes de linhaça! Para fazer um “ovo” de linhaça basta juntar 1 colher de sopa destas sementes moídas a 3 colheres de sopa de água.

Chia

As sementes de chia funcionam da mesma forma que as sementes de linhaça, sendo que o modo de preparo é o mesmo. Junta uma colher de sopa de chia com 3 colheres de sopa de água, mistura bem e aguarda 5 minutos.

Banana

Uma ótima forma de substituir os ovos em bolos é usar uma banana (de preferência madura) amassada à receita.

Aquafaba

A culinária vegana também tem a solução para a substituição das claras em castelo! Basta usar a água de cozedura do grão de bico na receita. Para isso, reserva a água de cozimento quando fizeres grão de bico, ou coa a água do grão enlatado. Para substituir 1 clara de ovo, usa 3 colheres de sopa de aquafaba batida.

Outras formas de
substituir o ovo

  • 1 c. chá bicarbonato de sódio + 1 c. sopa de vinagre;
  • 2 c. sopa de água + 1 c. chá de óleo + 2 c. chá de fermento em pó;
  • 1/4 cháv. de polpa de maçã.

Alternativas pré-feitas

Há cada vez mais produtos inovadores no mercado a pensar nos vegetarianos e outros consumidores, como os flexitarianos. Um exemplo são os “ovos vegetais”, que são misturas que substituem a textura do ovo de forma fiel. Alguns exemplos são as marcas VeganEgg e vEEGS.

Como substituir os laticínios?

Hoje em dia é fácil encontrar alternativas ao leite de vaca em qualquer supermercado no país. Abaixo deixamos algumas das possibilidades:

  • Bebidas vegetais de soja (são as mais completas a nível nutricional);
  • Bebidas vegetais de arroz, amêndoa, caju, aveia, côco, millet, entre outras;
  • Também se encontra alternativas aos iogurtes, como os iogurtes de soja ou de côco.

Tem em conta que a maior parte dos laticínios são considerados uma fonte de cálcio e outras vitaminas como a B12 e a B2. Por isso, nas alternativas opta por produtos fortificados com cálcio e vitaminas sempre que possível.

O que barrar no pão?

  • Hummus e outros patês de leguminosas;
  • Manteiga de amendoim e outras de frutos secos (amêndoa, caju, avelã…);
  • Creme vegetal de soja e linhaça;
  • Margarinas vegetais (Flora, Planta…).

Contacta-nos

Aluguer de cozinha para a realização de workshop/showcooking (no espaço Sede da AVP)

Consulta as condições na nossa Tabela de Valores.

Anuncia connosco!

Fala connosco para saber como é que a nossa equipa te poderá ajudar a atingir os teus objetivos. Estamos disponíveis através do formulário de contacto abaixo ou do e-mail info@avp.org.pt.

Subscreve

a Newsletter

Não percas um grão do que se passa!