Na The Climate Store, os clientes pagam com equivalentes de dióxido de carbono (CO2e): um conceito que destaca o impacto climático dos alimentos de origem animal.
Recentemente, a marca sueca de alimentos Felix abriu a The Climate Store, uma mercearia onde o preço dos produtos é estimado de acordo com a sua pegada de carbono. A moeda da mercearia é o equivalente do dióxido de carbono (CO2e), sendo que os clientes têm um orçamento semanal de 18,9 kg de CO2e.
Ao estabelecer os preços dos produtos desta forma, salienta-se o verdadeiro impacto climático da produção de alimentos, criando-se uma distinção entre a pegada ambiental dos produtos de base vegetal (baixo impacto) dos produtos animais (alto impacto).
“Vai ser emocionante observar o modo como os clientes reagem à negociação e troca de CO2e e ver como conseguem gerir e manter o seu orçamento semanal”, afirmou Thomas Sjöberg, o gerente de marketing da Felix.
Thomas Sjöberg acrescentou ainda:
“Penso que será um abrir de olhos para muitos. Dessa forma, podem avaliar como certas escolhas afetam aquilo que podem pagar e levar na mesma lancheira ou saco de compras”.
Este supermercado está integrado numa iniciativa interativa que a Felix quer implementar este Outono, nomeadamente a fixação de rótulos nos seus produtos que indicam o seu impacto climático.
Estão incluídos produtos como refeições vegetarianas prontas a cozinhar, puré de batata instantâneo, compota de arando vermelho e molhos de saladas.
O objetivo é encorajar e estimular os clientes a escolher alimentos de base vegetal.
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Artigo adaptado da VegNews.
Tradução por Ana Luísa Pereira