As alternativas vegetais ao queijo são ótimas opções para te ajudar a deixar de consumir produtos de origem animal, já que imitam o sabor e a textura do queijo, e não ficam em nada atrás.
Neste artigo damos-te a conhecer algumas marcas de alternativas ao queijo, disponíveis para adquirir em Portugal, e os seus locais de compra!
1. Yogan
Marca portuguesa de “queijos” produzidos a partir do bebida de amêndoas, apenas com ingredientes naturais, sem aromas artificiais ou conservantes. É uma boa opção para quem quer uma alternativa de base vegetal saborosa e mais saudável. Vão desde o formato bola ao creme para barrar. Podem ser comprados, por exemplo, no Continente e nas lojas Celeiro. Explora a oferta da Yogan no seu website.
2. Violife
A Violife tem mais de 30 anos de experiência no desenvolvimento e na produção de produtos de base 100% vegetal. A popularidade da marca permitiu que se tornasse líder mundial nas alternativas ao queijo e nos cremes vegetais, sendo especialmente reconhecida pela variedade na sua gama de produtos, tanto em termos de sabor como de textura. As alternativas vegetais ao queijo da Violife são variadas e imitam, por exemplo, o sabor de “cheddar”, “gouda”, “mozzarella” ou de um produto fumado, podendo ser usadas para obtenção de efeito derretido, grelhado, tostado, ralado, entre outros.
Os “queijos” da Violife não têm alergénios, nozes, OGM, nem conservantes, e são enriquecidos com vitamina B12. Podem ser adquiridos em praticamente qualquer supermercado. Explora mais acerca da Violife no seu site.
3. VeganChee
Alternativa vegetal ao queijo tradicional, preparado com ingredientes biológicos e sem aditivos, à base de bebida de sésamo. Este projeto português oferece 6 variedades de alternativas ao queijo: pimenta caiena, especiarias, tomate desidratado, azeitonas, nozes ou simples. Podes encontrar esta marca em lojas de produtos naturais, biológicos e noutros pontos de venda. Descobre mais sobre a VeganChee aqui.
4. Queijeira Verde
Se procuras “queijos” artesanais mas não sabes exatamente qual escolher, a Queijaria Verde tem opções deliciosas e disponíveis numa box semanal, com “queijos” curados, fermentados e frescos. Descobre os produtos na sua página do Facebook e website.
5. Caeju
A Caeju é outra marca portuguesa de “queijos” artesanais confecionados à base de caju. A marca mantem os métodos tradicionais e naturais, na preparação dos seus produtos, e defende escolhas mais conscientes que não perdem no sabor. Explora os seus produtos deliciosos na sua loja online.
6. Muka
Os “queijos” da Muka são o resultado da fermentação e do tempo, tendo por base frutos secos e o foco na simplicidade de métodos artesanais e milenares. De lado deixam os aromas, espessantes, corantes e conservantes. São biológicos e disponíveis para compra aqui em loja online e diversos pontos de venda.
7. Cura Nuts
Com ingredientes biológicos de qualidade, os “queijos” da Cura têm, nas palavras da própria marca, um sabor único e se alinham com os seus valores em prol de uma alimentação mais consciente e sustentável. Nutricionalmente ricos, nutritivos, sem aditivos nem conservantes, os “queijos” da Cura permite que os incluas no teu dia-a-dia, respeitando o teu corpo e as tuas necessidades. Podes adquirir na loja online da marca.
Outras marcas à venda em Portugal
Para além das anteriormente referidas, existem também muitas outras marcas de alternativas vegetais ao queijo que podes encontrar facilmente em vários supermercados, pontos de venda locais ou em lojas online, como:
Nature & Moi: Esta marca tem a opção de alternativa vegetal ao queijo em modo fatiado, ralado, entre outras opções.
Nurishh: Marca francesa com preços mais acessíveis, disponível em praticamente todos os supermercados em Portugal, e com uma oferta variada.
Vegan Deli: Alternativa vegetal ao queijo com 3 variedades: natural, mozzarella e pimenta. Esta marca pode ser encontrada, por exemplo, nos supermercados E.Leclerc.
As opções são variadas e cada vez mais difundidas, tanto na casa de cada um como na restauração, sendo atualmente possível comer, por exemplo, pizza com “queijo” de base vegetal em qualquer estabelecimento de cadeias tão conhecidas quanto a Pizza Hut e Telepizza.
Estamos perante uma mudança em torno da alimentação e o impacto desta tendência de mercado já se faz sentir ao nível da sociedade, por via de acontecimentos emblemáticos como foi o caso da redução de taxa de IVA nacional nas alternativas vegetais ao queijo.
Conheces mais alguma marca de alternativas vegetais ao queijo, disponível em Portugal? Já conhecias alguma destas? Se não, está na altura de explorar este mercado que promete ainda mais expansão e crescimento nos próximos tempos.
Artigo compilado por Ana Lucia.