A cadeia de móveis sueca IKEA comprometeu-se a acrescentar mais opções vegetarianas nas suas cafetarias, de modo a que passem a constituir 50% dos seus menus até 2025.
Para além de ser um lugar onde vais para comprar móveis simples que provavelmente não precisas, a IKEA possui a maior cafetaria self-service do mundo. No ano passado, mais de 680 milhões de clientes jantaram nos seus restaurantes, o que significa que esta rede de lojas tem potencial para causar um grande impacto nas escolhas alimentares das pessoas.
O menu já tem um cachorro-quente vegetariano, que na verdade é mais barato que o seu equivalente de carne, assim como as icónicas almôndegas vegetarianas suecas e até smoothies livres de laticínios.
Adicionalmente, a IKEA fará com que 80% dos seus alimentos embalados sejam aptos para vegetarianos, o que é um grande passo. Posteriormente, a Cadeia Sueca espera que esta transformação do menu em “plant-based” inspire mais gente a fazer opções mais saudáveis e sustentáveis na IKEA.
Consulta aqui o Guia Vegan completo para a IKEA.
Sustentabilidade
Atualmente, a pressão para comprar produtos sustentáveis está em alta, uma vez que a crise climática continua a afetar o nosso quotidiano. Porém, tal como se descobriu recentemente num estudo da GlobeScan, apesar de 75% dos consumidores de 27 países desejarem realizar escolhas mais sustentáveis, eles não sabem como fazê-las.
Além disso, muitos deles consideram este tipo de produtos muito dispendiosos, particularmente depois de a crise sanitária provocada pelo COVID-19 começar a afetar gravemente o (des)emprego. Neste contexto, a IKEA pretende oferecer produtos mais saudáveis e sustentáveis a um preço que seja semelhante ou inferior aos seus equivalentes.
‘A opção mais desejável’
Lena Pripp-Kovac, diretora de Sustentabilidade do grupo Inter IKEA comentou a nova iniciativa, afirmando:
“A IKEA quer que a realização de escolhas saudáveis e sustentáveis seja a opção mais desejável – demonstrando, por exemplo, que os menus vegetarianos podem ser realmente deliciosos.
A investigação confirma a importância de tornar os produtos acessíveis e desejáveis. Neste contexto, a IKEA pode, de facto, fazer uma diferença positiva. As opções mais sustentáveis não devem ser um luxo de poucos. Deve ser parte do dia-a-dia de toda a gente”.
Fonte: Vegan Food & Living (adaptado)
Tradução por Ana Luísa Pereira