A gigante corporativa Unilever cedeu aos milhões de pedidos pela proibição mundial de testes em animais na produção de cosméticos – e acabou de licenciar a sua marca de produtos de higiene pessoal Dove com o selo “cruelty-free”, a marca de certificação da PETA.
A Unilever uniu forças com a Humane Society International (HSI) numa tentativa de promover a sua posição contra os testes em animais.
A Unilever apoiará a iniciativa global #BeCrueltyFree da HSI, que entender ser “a principal reforma legislativa nos principais mercados de beleza com vista a proibir os testes em animais para fins de comércio de cosméticos, em concordância com o modelo legislativo da UE”.
Testes em animais
“Os testes em animais para fins de produção cosmética foram banidos na UE em 2013, e esperamos que a adopção de proibições semelhantes noutros países acelere a aceitação regulamentar de abordagens ou técnicas alternativas, assim tornando os testes em animais em cosméticos obsoletos em qualquer lugar do mundo”. ” refere David Blanchard, Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Unilever, num comunicado enviado à Plant Based News.
“Estamos muito esperançosos de que através da colaboração – entre empresas, ONGs e governos – em breve será possível avaliar a segurança de todos os produtos cosméticos sem qualquer necessidade de testes em animais, em qualquer parte do mundo”.
Pomba
Como parte desse esforço para pôr fim aos testes sem animais, a Unilever ganhou o reconhecimento da organização PETA e da sua marca ‘Dove’ – que foi ‘concedida em reconhecimento do compromisso da marca de não realizar nenhum teste em animais em qualquer lugar do mundo’.
O logotipo da PETA aparecerá nos produtos Dove a partir de janeiro de 2019.
Um porta-voz da Unilever disse à PBN que mais marcas da Unilever serão certificadas, afirmando o seguinte: “A Love Beauty & Planet e Simple já estão em processo de certificação. A certificação da PETA segue um processo completo, que leva algum tempo. Mas mais estarão para vir”.
A Unilever acrescentou num comunicado: “A PETA reconheceu o trabalho contínuo da Unilever para apostar em alternativas aos testes em animais, e seu compromisso de promover a sua adoção em todo o mundo. Agora, a Unilever listará a empresa como operadora de mudança regulatória”, indicando que a Unilever não realiza testes em animais, a menos que especificamente exigido por lei para qualquer uma das suas marcas ou produtos. O compromisso da Dove vai além disso. ”
“Acabar com essa crueldade”
A Human Society International elogiou a Unilever pelos passos que deu até agora.
“Toda empresa lhe dirá que apoia alternativas aos testes em animais para cosméticos, mas a Unilever é a primeira das gigantes da beleza a deixar de lado a proibição”, disse Troy Seidle, vice-presidente de Pesquisa e Toxicologia da HSI.
“Com centenas de milhares de animais ainda a serem usados em testes de toxicologia para fins estéticos a cada ano em todo o mundo, a Unilever deve ser elogiada por apoiar a Humane Society International para acabar com esta crueldade de uma vez por todas.”
Fonte: PlantBasedNews.