O que é o Prato Sustentável?
É um Programa de incentivo a hábitos alimentares sustentáveis em escolas e universidades, visando estimular o aumento do consumo de legumes e leguminosas (fontes de proteína vegetal) nas idades mais jovens, prevendo-se também benefícios para a saúde e economia.
Preparar refeições de base vegetal que sejam equilibradas e apelativas constitui ainda um desafio para vários profissionais na restauração colectiva, e representa também uma oportunidade para as autarquias promoverem a sustentabilidade alimentar.
Por essa razão, razão oferecemos várias soluções em que emprestamos conhecimento técnico e prático.
O que oferece o Prato Sustentável?
Visite o website do Prato Sustentável para saber mais
Porque oferecer Refeições Sustentáveis nos Refeitórios Escolares e Universitários?
Uma opção sustentável
Em Portugal, mais de 50% da pegada ecológica dos portugueses está associada ao consumo de carne e peixe.Entidades como a ONU recomendam a redução do consumo de proteína animal como uma das formas mais eficazes de combate às alterações climáticas.
Uma opção saudável
A alimentação de base vegetal, e a predominantemente vegetariana, tem inúmeros benefícios cientificamente comprovados para a saúde , sobretudo ao nível da prevenção de diabetes, hipertensão, obesidade, doença coronária e doença oncológica.
Uma opção económica
A refeição de base vegetal apresenta frequentemente um custo inferior à refeição convencional de carne ou peixe, de acordo com um relatório da Direcção-Geral de Saúde (2016) , sobretudo quando se recorre a alimentos já disponíveis nos refeitórios.
O que significa comer de forma mais sustentável?
Os desafios que enfrentamos colectivamente, seja ao nível do combate às alterações climáticas, como ao nível da preservação dos ecossistemas naturais e do ambiente que nos sustenta, obriga-nos a repensar a forma como nos alimentamos, e a distinguir a pegada ecológica dos diferentes alimentos. Várias organizações, como a ONU e a IPCC reconhecem que uma das formas mais sustentáveis de nos alimentarmos é reforçando o consumo de proteína vegetal e reduzindo o consumo de proteína animal, e também apostando na produção local.