- Sobre
- Alimentação
Alimentação vegetariana
Experimenta!
- O que Fazemos
- Envolve-te
Sócios AVP
Apoia o nosso trabalho
- Receitas
- Artigos
- Loja
Para fazer a base da tarte: no processador de alimentos (nota 3) coloca a farinha, o creme, uma pitada de sal, e tritura.
Com o processador de alimentos em movimento, junta a água, 1 colher de sopa de cada vez, até a massa formar uma bola de textura maleável.
Arrefece a massa no frigorífico durante 15 min, e posteriormente, estende-a numa superfície enfarinhada com o auxílio do rolo da massa, formando um círculo com 25 a 30 cm de diâmetro.
Coloca a massa numa forma e ajusta as bordas. Faz alguns furos com um garfo na base da massa e leva ao forno durante cerca de 15 minutos, (podes colocar uma folha de papel vegetal com alguns feijões secos por cima para que façam peso, e o fundo não levante).
Entretanto, enquanto a base da tarte coze, faz o creme de castanha: Numa taça, coloca o chocolate, a bebida vegetal e o açúcar, e aquece no micro-ondas durante 1 min e mexe.
Coloca novamente mais 30 segundos, mexe e repete o procedimento até o açúcar ficar completamente dissolvido, e o chocolate derretido.
Coloca o preparado no processador de alimentos, juntamente com as castanhas e a baunilha, e tritura até obter uma pasta cremosa. Reserva.
Bate as natas vegetais numa batedeira de acordo com as instruções da embalagem.
Numa panela pequena, leva à fervura a bebida vegetal com o agar-agar e deixa ferver durante cerca de 5 minutos.
Junta o preparado de agar na pasta de castanha (ligeiramente arrefecida mas morna, com o chocolate líquido), mexe bem e, envolve cuidadosamente mas rápido, as natas vegetais. Comeca por envolver uma parte das natas, e só depois é que acrescentas as restantes.
Coloca a mousse na base da tarte arrefecida e espalha bem. Leva ao frigorífico pelo menos 2 horas, para ficar bem firme.
Para finalizar, podes cobrir a tarte com uma camada de ganache de chocolate. Para fazer a ganache de chocolate, derrete em banho-maria (ou, no micro-ondas) o chocolate juntamente com a bebida e o extrato de baunilha.
Mexe frequentemente até um molho denso e rico.
Cobre a camada do creme de castanha com a ganache (só depois de arrefecida e solidificada!) e, por fim, decora a tarte com avelã tostada picadinha, raspas de chocolate e leve ao frigorífico para solidificar.
Este passo pode ser feito manualmente. Corta o creme vegetal em porções menores, e usa as pontas dos dedos para esfregar o creme na farinha, até obter uma farinha de aspeto grosseiro, mas sem pedaços de gordura visíveis. Depois, junta aos poucos a água até a massa começar a ficar unida.
Deixa a tua avaliação abaixo!
SUBSCREVE A NEWSLETTER