Quais existem e em quais podes confiar?
O mercado de produtos vegetarianos e veganos não para de crescer. São cada vez mais as pessoas que se interessam por este mundo e optam por consumir alternativas à carne, ao peixe e a produtos de origem animal. É, por isso, cada vez mais importante que existam distinções claras para os consumidores que decidem fazer uma alimentação de base vegetal. Se também tu estás a viver esta transição, os selos de certificação vegan e vegetariano estão aí para ajudar-te a identificar este tipo de produtos!
V-Label
O V-Label é um selo internacionalmente reconhecido que foi criado na Suíça no ano de 1996. Desde então, tem sido usado para identificar inúmeros produtos veganos e vegetarianos, tanto de marcas desenvolvidas por pequenos produtores como também por algumas das maiores cadeias de supermercados da Europa. É o símbolo vegano/vegetariano mais utilizado em todo o mundo. Facilmente identificável, é um indicador rápido e de confiança para os consumidores. Existem duas versões: o selo vegano que garante que não foram usados quaisquer ingredientes de origem animal, e o selo vegetariano. As duas variantes excluem qualquer produto que contenha OGMs e que tenha sido testado em animais. Descobre mais sobre o certificado aqui.
Vegan Flower (Reino Unido)
A The Vegan Society é a instituição vegana mais antiga do mundo, fundada no Reino Unido em 1944. A sociedade desenvolveu em 1990 o selo Vegan Flower, caracterizado por uma flor verde, de modo a registar produtos veganos no mercado. Este selo garante que todos os produtos e seus derivados registados são isentos de ingredientes e testes de origem animal. A Vegan Society define “animal” como todos os vertebrados e invertebrados, o que significa que a sua política de testes em animais inclui também insetos ou qualquer outra criatura senciente. À data de hoje, o selo identifica mais de 47.000 produtos em todo o mundo, incluindo cosméticos, roupas, alimentos, bebidas ou utensílios domésticos.
Vegetarian Society (Reino Unido)
A Vegetarian Society, fundada no Reino Unido em 1847, é a organização vegetariana mais antiga do mundo. Ela tem como objetivo inspirar e apoiar as pessoas a adotar e manter uma dieta vegetariana. Trabalhando de forma construtiva com empresas, agências governamentais, decisores políticos e profissionais, desenvolveu o selo Vegetarian Society Approved que envolve a verificação independente de ingredientes e métodos de produção por especialistas da associação. Tal como a V-Label, também conta com dois selos distintos – vegano e vegetariano – e garante a ausência de OGMs e de testes em animais.
Vegan Action (EUA)
Um dos efeitos da globalização e do desenvolvimento do comércio online é a facilidade de acesso a produtos provenientes de outras partes do mundo, nomeadamente dos Estados Unidos da América. A Vegan Action é uma organização americana sem fins lucrativos que trabalha para eliminar o sofrimento dos animais, reduzir os impactos ambientais e melhorar a saúde humana. O logotipo Certified Vegan é uma marca registada para produtos que não contêm ingredientes ou subprodutos de origem animal e que não foram testados em animais.
Eve Vegan
A Expertise Vegan Europe, mais conhecida pelo selo registado EVE VEGAN, é um órgão de controlo e rotulagem dedicado a produtos, serviços e agricultura vegana. Criado pela associação Vegan France (VFI), com sede em França, a associação atua para garantir o cumprimento dos critérios e emite certificados e atestados de conformidade relativos à atividade das empresas que produzem artigos veganos.
Atenção aos falsos selos “veganos”!
As empresas europeias são ainda livres de implementar logotipos ou selos sem uma certificação oficial, o que inevitavelmente gera confusão para os consumidores. Alguns logotipos supostamente “veganos” não têm valor de garantia, a não ser o do marketing. Sugerimos assim, sempre que possível, que dês preferência aos produtos certificados com um dos selos acima mencionados para teres melhores garantias e estimular as empresas a passarem pelo controle oficial, na ausência de regulamentação governamental. Damos-te igualmente a conhecer alguns desses logotipos falsos criados pelas próprias empresas de maneira a conquistar o público vegan:
Imagem encontrada no site Vegan France
Artigo escrito por Tatiana Abreu